Em toda organização existem NORMAS que precisam ser observadas para o bom desenvolvimento das atividades

    MANUAL DO ALUNO

    FUNCIONAMENTO GERAL

    Informamos alguns procedimentos adotados que deverão ser observados a fim de mantermos o bom andamento dos nossos trabalhos e consequentemente, o bom resultado no desempenho do educando.

     

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

    SECRETARIA

    Matutino: 8h às 12h

    Vespertino: 14h às 18h

     

    COLÉGIO

    Recomenda-se a observação da pontualidade no horário de entrada e saída. É importante que os horários sejam rigorosamente cumpridos, pois trabalhamos com formação de hábitos e nossos alunos entendem que a pontualidade faz parte de nossa rotina, sendo assim os pais devem zelar para que a criança cumpra os horários de entrada e de saída, pois os atrasos habituais afetam o desenvolvimento do aluno.

    HORÁRIO REGULAR

    • CRECHE e EDUCAÇÃO INFANTIL (Maternal I ao Jardim II)

    Matutino: 07:30 às 11:30 horas

    Vespertino: 13:30 às 17:30 horas

     

    • ENSINO FUNDAMENTAL - 1ª Etapa - 1ºao 5º ano SEM BILÍNGUE

    Matutino: 07:15 às 11:15 horas  com bílingue, termino às 12:20

    Vespertino: 13:15 às 17:15 horas  com bilíngue, término às 18:20 

     

    HORÁRIO ESTENDIDO OU CONTRATURNO

    PARCIAL: 07:15 às 12:45 OU de 13:15 às 18:45 

    INTEGRAL: 07:15 às 18:45

    *** 15 minutos de tolerância na saída 

     

    BERÇÁRIO

    Creche/Berçário - Regime Parcial é uma proposta de ensino em que o aluno permanece na escola durante um turno estendido, cumprindo tanto as atividades curriculares (que são trabalhadas no horário de aula), bem como demais cuidados e refeição.

    PARCIAL: 07:15 às 12:45 ou 13:15 às 18:45 horas

    INTEGRAL: 13:15 às 18:45 horas

    *** 15 minutos de tolerância na saída.

    • Creche/Berçário - Regime Integral é uma proposta de ensino em que o aluno permanece na escola durante dois turnos, cumprindo tanto as atividades curriculares (que são trabalhadas no período da manhã em sala de aula), como as atividades esportivas e lúdicas (que são trabalhadas no contra turno).

    – O Portão será aberto 10 minutos antes do horário das aulas e 15 minutos antes do horário de saída. Alunos do maternal e jardim I que chegarem antes do horário de início das aulas ficarão em sala de aula aguardando o início da mesma com a monitora.

     

    ATRASO – É fundamental evitar!

    - O Horário escolar deve ser obedecido com seriedade; a tolerância é de 15 minutos para a entrada na primeira aula. Após o início da segunda aula, o educando somente entrará mediante a apresentação de atestado, exame médico ou justificativa na agenda pelo responsável.

    Os dois primeiros atrasos no mês serão comunicados aos Pais, via bilhete a ser assinado pelos Responsáveis, sendo que o aluno perderá a 1ª aula. No terceiro atraso o aluno ficará impedido de assistir as aulas e os Pais ou Responsáveis serão convocados para que levem o aluno para casa. “Pontualidade” é um aspecto importante que devemos ensinar e precisamos que os Pais ou Responsáveis valorizem esse hábito.

     

    SAÍDAS ANTECIPADAS

    Somente serão autorizadas quando solicitadas, por escrito, pelos Pais ou Responsáveis.

    A retirada antecipada do educando de sala de aula, deverá ser feita por profissional encarregado no Colégio.

    Os pais ou responsáveis devem aguardar na recepção pelo educando e devem cuidar para que essas saídas não se tornem rotineiras, pois representam ausências passíveis de perda do ano. Assim consultas médicas, dentistas, viagens, à medida do possível deverão ser marcadas em horários fora do período escolar.

     

    PERMANÊNCIA NO COLÉGIO

    A direção do Colégio não pode se responsabilizar pelos educandos, após o término das aulas.

    30 minutos após o término da aula, é tempo suficiente para esperar pelos pais ou responsáveis; em casos de extrema necessidade para atrasar, favor comunicar à direção.

    Os responsáveis pelos educandos no Colégio cumprem horário e tem compromisso.

    Priorizando sempre a segurança de nossos alunos solicitamos que tragam e busquem seus filhos nos horários estabelecidos, evitando deixá-los esperando por períodos prolongados, pois em função da faixa etária, ficam ociosos e correndo nas dependências da escola, podendo causar acidentes indesejáveis.

     

    FORMAS DE COMUNICAÇÃO

    Os pais devem acompanhar o dia a dia através dos comunicados enviados no aplicativo da agenda digital. 

    A Comunicação entre o Colégio e a família será feita por meio de informativos, avisos, via telefone, whatsapp e comunicados em geral via agenda digital - Escola em movimento, visando a maior eficiência na comunicação.

    Estes comunicados deverão ser assinalados após leitura dando ciência em seu conteúdo pelos responsáveis, dando assim uma devolutiva ao Colégio.

    O acompanhamento sistemático pelos pais é importante, pois auxilia o educando em suas responsabilidades e cumprimento de deveres, tarefas e estudos para avaliações.

    OBS: Mantenham os endereços, e-mails e telefones sempre atualizados.

     

    REMANEJAMENTO DE TURNO

    O remanejamento de TURNO pode ser solicitado a qualquer momento, mediante a disponibilidade de vaga e em caso da necessidade de remanejamento do turno de aula do aluno, o mesmo deverá ser solicitado junto à secretaria do colégio por escrito em formulário específico e aguardado o aceite da Direção.

    O remanejamento de horário de aula de aluno matriculado no período integral poderá ser realizado a qualquer tempo pela Direção do Colégio caso haja necessidade por questões pedagógicas ou disciplinares que envolvam o aluno de forma a zelar pela integridade fisica dos alunos e/ou melhorar o desenvolvimento pedagógico da criança, sempre visando e respeitando os envolvidos em sua totalidade.Contamos com a compreensão dos senhores. 

     

    REUNIÃO DE PAIS

    É de suma importância a participação de todos os responsáveis, que serão convidados por meio de bilhetes afixados nas agendas ou na agenda digital.

    Nestas ocasiões, contaremos com a presença da Direção, Coordenação, auxiliares e com os professores, para estabelecermos melhor contato e comunicação com os pais.

    A presença dos pais e/ou responsáveis às reuniões pedagógicas é imprescindível.

    O não comparecimento às reuniões implicará na aceitação das decisões tomadas pelos presentes.

    As reuniões de pais serão realizadas em dias de semana.

     

    ATENDIMENTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

    Os professores possuem horários específicos (coordenação) para atendimento aos Pais. Havendo necessidade de contato com o professor, deverá ser agendado com antecedência junto a Coordenação Pedagógica ou Direção.

    Pede-se aos responsáveis a gentileza de não tratar de assuntos na porta da sala de aula, quando necessário agendar no dia da coordenação do professor(a). Assim evitamos que o professor tire a atenção de seus alunos e que eles corram o risco de se machucar.

     

    PROFESSORA

    A professora está preparada para lidar com os alunos, seus problemas, possibilidades e limitações.

    Os pais devem procurar não conversar com a professora durante as aulas ou na hora da entrada e saída, pois é muito importante que ela dê total atenção aos alunos principalmente nestes momentos.

     

    DIREITO DOS ALUNOS

    - Oportunidade para desenvolver suas potencialidades;

    - Participar das promoções sociais, culturais e desportivas;

    - Assistência pedagógica;

    - Conhecimento do seu desempenho escolar;

    - Respeito à sua dignidade;

    - Tratamento livre de qualquer preconceito;

    - Utilização das instalações físicas e dos equipamentos do estabelecimento, desde que autorizado pela Direção/Coordenação;

    - Receber um ensino de qualidade para o seu desenvolvimento integral, valorizando todas as dimensões do ser humano;

    - Ser respeitado na sua condição de ser humano independente de sua convicção religiosa, política ou filosófica, grupo social, etnia e nacionalidade;

    - Ter liberdade de expressão e questionamento relativo ao funcionamento e andamento das atividades escolares.

     

    DEVERES DO ALUNO

    - Comparecer e participar as aulas, executando tarefas dirigidas pelo educador;

    - Estudar, fazer tarefas e demais trabalhos solicitados, bem como apresentar-se com todo material escolar exigido (o Colégio não se responsabiliza pelos materiais esquecidos pelos educandos);

    - Apresentar-se devidamente uniformizado em todas as atividades escolares, mesmo em horários opostos;

    - Comparecer as solenidades, sessões cívicas e sociais promovidas pelo colégio;

    - Respeitar as normas disciplinares do estabelecimento;

    - Entregar, quando for solicitado, todo e qualquer objeto inadequado que esteja portando dentro do estabelecimento;

    - Receber e entregar aos Responsáveis possíveis comunicados e bilhetes enviados e devolvê-los assinados quando for solicitado;

    - Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais, móveis, utensílios e equipamentos de propriedade do estabelecimento.

     

    NORMAS DISCIPLINARES

    É importante que existam normas de convivência, que o Colégio as cumpra e que a família dê apoio a elas, para que haja coerência educacional.

    O aluno será advertido e orientado quando não respeitar as normas do Colégio e serão aplicadas sanções conforme o Regimento Escolar. Os Pais serão chamados sempre que necessário sendo indispensável e insubstituível a presença dos mesmos.

    Quando houver danos ao patrimônio de forma proposital, pais e alunos arcarão com a responsabilidade da devida recuperação e/ou reposição.

    Prezando pela qualidade e disciplina em nosso colégio, pedimos a colaboração e compreensão de todos, para isso, reitera as normas do colégio:

    - Cumprir rigorosamente os horários de aula;

    - É vedado realizar, durante as aulas, trabalhos alheios às mesmas;

    - É vedado trazer para a escola qualquer material estranho (bolas, brinquedos, fones de ouvido, revistas, inclusive celulares, MP3, tablets, Ipad e outros), pois os mesmos prejudicam o bom funcionamento das atividades escolares e o Colégio não se responsabiliza por estes objetos em caso de extravio ou danos, e se apreendidos serão devolvidos somente aos pais.

    - Não é permitido lanchar, mascar chicletes e chupar pirulitos durante as aulas;

    - É vedado desviar ou apossar-se de objetos alheios;

    - Impedir colegas de participar das atividades escolares ou incitá-los a ausência;

    - Ausentar-se da sala sem prévia autorização do professor, bem como entrar na sala, após o início da aula, sem justificativa por escrito;

    - Promover dentro do estabelecimento qualquer tipo de comércio, sem a autorização da Direção;

    - Agredir fisicamente e moralmente os colegas e/ou funcionários do Colégio;

    - Promover ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social e moral no ambiente escolar.

    - Alunos que danificarem, não importando de que modo e de que forma, carteiras, móveis, material esportivo, netbooks, lousa digital, tables, Ipads, instalações sanitárias ou outros pertences do colégio, estarão obrigados a indenizá-los. Caso isso ocorra, o educando estará sujeito às sanções disciplinares previstas no Regimento Escolar.

     

    TAREFAS ESCOLARES

    As tarefas de casa fazem parte do processo de ensino aprendizagem e tem por finalidade melhorar o desempenho do educando nas diversas áreas do conhecimento.

    Contribui para a organização dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, na sistematização dos estudos, bem como no desenvolvimento da autonomia de cada aluno, dentre outros.

    Para o jardim II em diante é obrigatória e a família deve acompanhar e controlar sua execução.

    É importante acompanhar:

    - As tarefas devem ser realizadas diariamente pelo educando;

    - Os pais podem e devem ajudar, mas nunca realizá-las pelos filhos.

    - As crianças pequenas tem condições de aprender a pesquisar, observar, montar e devem ser incentivadas.

     

    PASSEIOS PEDAGÓGICOS/AULAS DE CAMPO

    Como parte da aprendizagem o colégio promove passeios pedagógicos, recreativos, dando a oportunidade ao educando de:

    - Vivenciar os conteúdos aprendidos na vida real;

    - Ampliar seus conhecimentos;

    - Recrear-se e socializar-se com os colegas e professores.

    - Ao se planejar uma saída, os pais ou responsáveis serão comunicados e deverão assinar e entregar a autorização na secretaria do colégio.

     

    BOLETIM ESCOLAR

    O Boletim escolar é um acompanhamento da vida escolar do educando. É emitido ao final de cada bimestre.

    Por ocasião da entrega, os professores estarão à disposição dos pais para esclarecimentos em caso de dúvidas.

    Buscar o boletim somente no último bimestre, é a pior escolha; o correto é estar com o boletim em mãos cada bimestre e acompanhar bem de perto o desenvolvimento acadêmico do filho.

     

    TRANSPORTE ESCOLAR

    O transporte escolar é muito usado pelos educandos. Esses transportes facilitam a vida dos pais do educando. No entanto, algumas considerações devem ser levadas em conta: Pesquise na escola os motoristas antes de contratar tais serviços.

    Oriente-os afim de que eles não deixem o aluno atrasar na entrada e/ou peguem os mais cedo, muito antes do término das aulas.

     

    UNIFORMES

    O aluno deverá apresentar-se uniformizado desde o 1º dia de aula(O uniforme diário, bem como o das atividades extras, tais como: Jazz, Futsal e *Karate, são obrigatórios de acordo com as Normas internas do Colégio e Regimento escolar)

    O ideal é que o aluno tenha no mínimo 02 conjuntos de uniforme, identificados com seu nome.

    O aluno sem uniforme não poderá participar de excursões, passeios etc.

    É obrigatório o uso completo  do uniforme pelos alunos do horário Regular e para os alunos matriculados em Regime Parcial ou Integral durante todo o tempo de permanência destes dentro do Estabelecimento de Ensino.

    O uso do uniforme:

    - Serve também para identificação do aluno e constitui grande economia para os pais.

    - O uso diário é obrigatório para todos os alunos.

    - Calça e/ou bermuda de tactel azul para ambos os sexos;

    - Short saia ou calça bailarina para as meninas;

    - Camiseta branca de manga e regata com logotipo do Colégio.

    - Casaco de tactel com o logotipo do Colégio ou por baixo da camiseta do colégio uma blusa de frio qualquer. 

    - Uniforme do Futsal para meninos - Conjunto azul com logomarca.

    - Uniforme de Jazz - Colan rosa, meia calça branca, saia rosa, sapatilha rosa

    - Uniforme do *Karatê - Kimono branco

    Permite-se: Tênis: branco, preto ou azul.

    Meias: branca ou azul.

    - kimono branco para as aulas de Karatê,

    - Colan e saia rosa, meia calça branca, sapatilha rosa e redinha branca no cabelo.

    O aluno que não comparecer uniformizado por duas vezes levará comunicado via agenda para ciência dos pais, já na terceira vez o aluno ficará impedido de assistir as aulas e os Pais ou Responsáveis serão convocados para que levem o aluno para casa. O uniforme é de uso obrigatório e os pais devem ficar atentos ao “Cumprimento dessa norma”.

    Pedimos aos pais e/ou responsáveis que marquem os casacos e demais peças do uniforme dos filhos, para facilitar a sua localização em caso de extravio. O Colégio não se responsabiliza por material extraviado. O material recolhido e não retirado pelos donos, no prazo de 15 dias, será destinado à instituição de caridade. Será devolvido somente o material com identificação.

    Pedimos que os pais e/ou responsáveis sejam os primeiros a devolver ao colégio objetos ou peças de roupa levados para casa, por engano, pelos filhos.

    OBS: Todas as peças do uniforme deverão ser marcadas com o nome do aluno com caneta Acrilpen.

     

    FALTA ÀS AULAS

    Sempre que o aluno precisar faltar às aulas os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com o colégio, para notificar o ocorrido e procurar saber informações sobre conteúdos, tarefas demais recados ou eventos que a família não tenha ficado a par devido à ausência do aluno às aulas.

     

    FALTA EM DIAS DE AVALIAÇÃO

    Para os alunos do Ensino Fundamental que, por qualquer motivo, perderem a avaliação, previamente programada durante o bimestre, os pais e/ou responsáveis deverão justificar lhe a ausência e solicitar a 2ª chamada, o que deverá ser feito por escrito no prazo de 72 horas (setenta e duas horas) ou 3 (três) dias úteis para que não sejam atribuídas nota negativa. A data e horário da segunda chamada serão determinados pela coordenação, mediante pagamento de taxa efetuada na secretaria do colégio, no valor de 1% sobre a anuidade.

    Caso o aluno falte no dia de avaliação, será feita uma 2ª chamada, que será agendada pela coordenação do Colégio. A aplicação da 2ª chamada para a avaliação está condicionada ao preenchimento de um requerimento e entrega de atestado médico, na falta deste, será cobrada uma taxa especifica por avaliação que deverá ser paga no ato do requerimento na secretaria do Colégio.

     

    DOENÇAS

    Solicita-se aos responsáveis informar ao colégio qualquer problema de saúde que seu filho possa ter, para melhor acompanhamento, e desde já, fica deverás proibida a presença do mesmo, quando portador de febre ou de doença infectocontagiosa, tais como sarampo, caxumba, catapora, rubéola, conjuntivite e outras, resguardando assim a saúde dos outros alunos.

     

    ADMINISTRAÇÃO DE REMÉDIOS

    Em obediência as normas legais Lei nº 7.498/86, escolas estão proibidas de administrar medicamentos sem a expressa prescrição médica escrita e assinada, portanto está descartada a possibilidade deste procedimento ser realizado mediante somente a autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos por escrito ou por telefone. Medicamento só com a receita médica atualizada.

     

    ENDEREÇO

    É de suma importância que os endereços, e-mails, telefones da residência ou celulares e do trabalho dos pais e/ou responsáveis, estejam atualizados na secretaria do colégio.

     

    ANIVERSÁRIOS     

    Os aniversários poderão ser realizados no Colégio, desde que sejam observadas as seguintes orientações:

    - As comemorações dos aniversários acontecerão sempre as sextas-feiras e deverão ser agendados na secretaria do Colégio com no mínimo uma semana de antecedência por meio de comunicado por escrito;

    - Os convidados serão somente os alunos da turma do aluno (a) aniversariante seus pais, irmãos e professora/auxiliar;

    - A comemoração acontecerá no horário do lanche, com os pais, irmãos, colegas e a professora, prolongando até as 11:00 no turno matutino e até 17:00 no turno vespertino;

    - As famílias poderão trazer para o Colégio bolo, suco, docinhos, salgados e os descartáveis;

    - Neste dia haverá aula até o horário da festa, portanto o aluno deverá trazer o material de aula;

    - Agendamos no máximo 02 aniversários por turma no mesmo mês, para não prejudicar os conteúdos a serem ministrados. 

     

    BRINQUEDOS

    O aluno da Educação infantil, poderá trazer brinquedos de casa somente no dia estabelecido antecipadamente pelo (a) professor (a), desde que devidamente marcados com o nome e a turma do aluno.

         O dia do brinquedo, proposto para toda última sexta-feira da semana, pretende oportunizar mais uma experiência lúdica visando a desenvolver hábitos sociais saudáveis, com a partilha e o senso de responsabilidade. As crianças podem trazer o seu brinquedo preferido para o Colégio, lembrando que:

    - Poderá trazer brinquedos de casa somente no dia de sexta-feira;

    - Os brinquedos deverão estar devidamente identificados com o nome e a turma do aluno;

    - Os brinquedos serão compartilhados e manuseados pelos coleguinhas, portanto não trazer brinquedos frágeis, com peças pequenas e/ou caros (O Colégio não se responsabiliza pela perda ou dano).

    O colégio não se responsabiliza pelo extravio, ou mal-uso de brinquedos e outros.

     

    LANCHE

    O lanche deve ser dosado na quantidade que satisfaça o aluno (a). Evitar frituras, chips.

    Na lancheira, deverão conter: guardanapo, toalhinha e garrafinha individual, cuja utilização é indispensável para se trabalhar hábitos de higiene com as crianças.

     

    AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Poderão ser utilizados, além de outros, os seguintes instrumentos de avaliação:

    - Avaliações objetivas e subjetivas;

    - Trabalho individual ou em grupo;

    - Crescimento intelectual do educando, dentro e fora de sala de aula;

    Avaliações formativas, onde serão considerados os aspectos:

    - Assiduidade;

    - Organização do material;

    - Tarefas de casa;

    - Feiras culturais/ciências;

    - Disciplina.

     

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

    A cada bimestre, serão realizadas avaliações de acordo com o conteúdo ministrado em duas etapas a critério da coordenação pedagógica (A1) e (A2); por intermédio de exercícios, provas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo, tarefas a serem executadas em casa e outras atividades de cunho pedagógico.

    É considerado aprovado o aluno que obtém nota final igual ou superior a 6,0(seis) em cada componente curricular. Além do rendimento escolar exigido, o aluno deve apresentar o mínimo de 75% de frequência do total de horas letivas.

     

    RECUPERAÇÃO

    A recuperação destina-se ao atendimento de alunos com aproveitamento insuficiente, através de aulas com programações concentradas e intensivas, bem como através de aplicações de provas, sob a responsabilidade do Corpo Docente, supervisionada pela Coordenação Pedagógica, sendo oferecida nas seguintes modalidades: paralela, ao longo do período letivo, como parte integrante do processo ensino-aprendizagem; final, após o término do último bimestre letivo;

    A atribuição de notas e conceito aos alunos sujeitos aos estudos de recuperação obedece aos critérios fixados neste regimento, sendo exigida a frequência no mínimo de 75% aos estudos referidos.

    A nota final após os estudos de recuperação final, substituirá a anterior, se maior.

    O resultado da recuperação final é registrado em ata própria e na ficha individual do aluno sendo comunicado aos pais ou através de instrumento próprio.

     

    CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

    O responsável deverá solicitar de próprio punho em documento na secretaria o cancelamento de matrícula, com trinta dias de antecedência, sob pena de continuar pagando as parcelas subsequentes, conforme estabelecido pelo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

     

    MATRÍCULA

    Feita mediante instrumento próprio, no que o responsável declara, após conhecimento, aceitar as normas regimentais.

    No ato da matrícula devem ser entregues os seguintes documentos:

    • Cópia da certidão de nascimento;

    • Cópia do cartão de vacina (para alunos da Educação Infantil);

    • Atestado médico para fins esportivos- alunos do Ensino Fundamental

    • Cópia da carteirinha de convênio e/ou plano de saúde;

    • Declaração de transferência (após 30 dias-Histórico escolar);

    • Declaração de nada consta da escola anterior;

    • 02 fotos 3X4;

    • Cópia do comprovante de Residência;

    • Copia RG e CPF do Responsável;

    • Tipagem sanguínea;

    • Cópia de decisão judicial em caso de determinação de guarda

     

    CONVÊNIOS:

     Assejus / Câmara / Sahah / OAB