Nossos Projetos

    O Colégio Educriarte, trabalha com diversos projetos, dentre eles:

    MEU AMIGUINHO:

    Tem como objetivo, envolver as crianças de forma natural e lúdica para que compreendam a necessidade e a importância da amizade, atitudes de cuidado, ações de carinho, incentivando as crianças do Colégio com um amiguinho que pode ser um bichinho de pelúcia/ou boneco, propondo que este novo amiguinho, visite a casa de cada aluno da turma.

    O projeto busca ainda proporcionar momento de interação entre a família e a escola; construir vínculos afetivos e desenvolver sentimentos fundamentais a formação pessoal como: cuidado com o outro e partilha; ampliar o modo de perceber a si mesmo e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – Campo de Experiência: O Eu o outro e o Nós; promover experiências nas quais as crianças podem falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral; comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras forma de expressão, Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

     

    SR. ALFABETO: 

    Objetivo geral: Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto apresentando o alfabeto e possibilitando à criança um primeiro contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de brincadeiras, jogos, músicas, construções, dentre outros.

     

    MERCADINHO: 

    Objetivo:  trazer aos alunos o senso de administração financeira, afim de melhorar o aprendizado na disciplina de Matemática, além de verificar como a aprendizagem pode ser facilitada por atividades lúdicas com materiais para manuseio e a simulações de situações do dia-a-dia.

    O projeto mercadinho, surgiu com intuito de trabalhar a matemática, mais especificamente o sistema monetário, de forma prática e atrativa, pois a matemática é vista pelos alunos como difícil. A maioria apresenta dificuldades e como consequência não aprende, o que gera um grande desinteresse.  Entretanto, a riqueza do tema propicia inúmeros outros trabalhos, como: educação financeira, conscientização ambiental, interpretação textual, alimentação saudável, etc. 

     

    ATELIÊ DE ARTE:  

    Objetivo: Desenvolver a autonomia e promover a criatividade em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem. Trabalhar uma técnica diferente por semana.

     

    POESIA:

    Objetivo: Motivar a leitura e a interpretação de textos como fundamentos de compreensão de mundo e construção de conhecimento e cidadania

     

    COZINHA EXPERIMENTAL: 

    objetivo: Desenvolver um hábito saudável de alimentação, além de estimular o paladar para apreciação e degustação dos mais variados sabores. Nestas aulas os  alunos desenvolvem também, noções de Matemática como contar e medir, formas geométricas, cores, primárias noções de química, ao observar a transformação dos alimentos e a leitura, afinal ficamos atentos às orientações, “modo de fazer”, indicado na receita e embalagens(rótulos); hábitos de higiene pessoal e dos alimentos; conscientização sobre o desperdício além de domínio da destreza manual, contribuindo assim para a construção da autonomia, ensinando a criança a ser mais independente.

     

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    A educação ambiental é, antes de tudo, gostar de si, do seu próximo e da natureza. Ter consciência ambiental é reconhecer o papel que cada um de nós tem na proteção de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza. Nesse sentido, compreendemos a educação ambiental como processo participativo, onde a criança assume a postura de agente transformador, por meio do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, internalizando a importância do respeito aos animais, das plantas, isto éda natureza.

     

    HORTA: 

    Projeto que visa  proporcionar às crianças momento para cultivar planta, valorizar a natureza, apreciar outras formas de vida e saborear quando colhidos as verduras fazendo com que eles aprendam a interessar-se por manter uma alimentação saudável e ao mesmo tempo, desenvolver uma formação ecológica, apreciar a natureza. Possibilita à criança o contato com a terra, plantando, cultivando e colhendo as hortaliças e trabalhar a conscientização sobre alimentação saudável.

     

    GOSTAR DE LER 

    Objetivos: Despertar nos alunos do nosso Colégio o gosto pela leitura.

    Com a leitura aprendemos a pronunciar melhor as palavras e nos comunicarmos de forma mais objetiva e clara, desenvolvemos a criatividade, a imaginação e adquirimos cultura, conhecimentos e valores.

    Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias. Contudo se faz importante o envolvimento das famílias neste processo. Embarque nesta aventura!!!

    Despertar na criança o gosto pela leitura, manuseio do livro, ampliando sua imaginação e vocabulário. Projeto desenvolvido com a participação dos pais. Para o sucesso desse projeto é necessário que a família adquira os livros literários para o rodizio dos mesmo.

     

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

    Aliando as aulas de Cozinha Experimental com as atividades da Horta/pomar e o dia da fruta, criamos um projeto interdisciplinar visando estimular o prazer em alimentar-se bem, ampliando  o espaço para experiências culinárias onde o sabor se mistura com o saber,trabalhando também o conhecimento, o relacionamento e a convivência emgrupo e as habilidadespessoais, associando a prática do cultivo de mudas e sementes de verduras, legumes, ervas para chás e temperos. O Sucesso desse projeto depende da cooperação da família no envio dos objetos e ingredientes solicitados.

     

    TRÂNSITO E PAZ (gentileza gera gentileza):

    Na vila kids, aproveitamos a pista de trânsito, para favorecer o aprendizado das crianças sobre as regras de trânsito visando à prevenção de acidentes e um trânsito mais humano, proporcionar a criança o aprendizado, no concreto fazendo-a vivenciar a situação como motorista e a de pedestre.

    É gratificante observar a garotada se divertindo e assimilando as instruções repassadas pelos professores”. É importante que desde pequenos saibam qual o comportamento ideal no trânsito, seja pedestre, ciclista ou motorista.

    E outros projetos tais como: International Cooking, Garage Sale, Ice cream day etc.