O Berçário Educriarte, nasceu com o objetivo de levar o que há de melhor neste segmento para o conforto, segurança, higiene, entretenimento com estímulos necessários aos bebês além de muito carinho num ambiente tranquilo e adequado, assegurando assim a saúde de cada criança, atendendo prontamente aos anseios dos pais que precisam trabalhar durante o horário normal de expediente, reduzindo os custos que muitas famílias possuem com babás e/ou empregadas que cuidam da criançadurante o período oposto ao da escola ou horário de trabalho dos pais e otimizando o desenvolvimento das habilidades das crianças.
Sabemos que a fase em que o bebê mais se desenvolve é de 0 a 3 anos. É através do brincar que as crianças aprendem, principalmente na 1ª infância. Não queremos ser apenas mais um berçário, daí oferecer atividades, experiências e desafios ideais para cada estágio de desenvolvimento, respeitando o ritmo de cada criança, afinal de contas “Educação vem de berço!”
O Berçário conta com uma rotina pré-estabelecida sempre respeitando a individualidade de cada bebê. Os berçários são divididos por idade o que facilita a adaptação e aceitação da criança ao novo ambiente e às atividades de estimulação diária direcionada a cada faixa etária.
Faixa Etária atendida: Crianças de 05 meses a 03 anos.
Berçário I - 05 meses a 1 ano e 02 meses
Para que esta 1ª experiência seja prazerosa e significativa, asseguramos um espaço carinhosamente preparado com uma gama de atividades diversificadas para os bebês;
Berçário II – 1 ano e 2 meses a 3 anos
Como nesta fase as crianças já andam e possuem maior desenvoltura, o espaço do brincar é mais amplo e conta com outros brinquedos adequados à idade e desenvolvimento cognitivo, além de centros de interesse para estimular ainda mais o raciocínio e a coordenação motora.
Equipe: composta por diversos profissionais: pedagoga, nutricionista, cozinheira e auxiliares
Estrutura do Berçário:
Recepção:Atendimento a família e apoio as crianças.
Com um cantinho da amamentação:Mamães que ainda amamentam seus bebês possuem um cantinho especial, reservado especialmente para esse momento de amor, carinho e troca de olhares em uma poltrona confortável e ambiente agradável.
Os demais ambientes estão divididos de forma a atender as necessidades individuais das crianças de acordo com sua faixa etária e interesse.
Dormitórios:Os quartos são aconchegantes e tranquilos; para os bebês são dotados de mini camas e cadeirinhas do soninho, sempre supervisionados pelas berçaristas. Cada criança pode dispor de seus paninhos e brinquedinhos individuais, o que permite que ela se sinta familiarizada e calma.
Banheiro:Adaptado às crianças. O Banho é dado com os pertences individuais de cada criança em banheira higienizada a cada banho ou em ducha de acordo com a idade. Podendo ser de 1 a 2 banhos por dia ou quantos se fizerem necessários.
Fraldário:Local onde se faz a higienização dos bebês. É sempre esterilizado, desinfectado a cada troca de fraldas. Os produtos usados para a higiene da criança são individuais e de responsabilidade dos pais.
Cozinha/Lactário: Lugar onde são preparadas as refeições e lanches com a máxima higiene e cuidados.
Refeitório:Lugar onde são oferecidas as refeições ou lanches. Bebês que já possuem firmeza no tronco e já conseguem sentar-se, alimentam-se em confortável mesinha, os demais no bebê conforto.
O Cardápio balanceado é elaborado por nutricionista e a alimentação é cuidadosamente preparada na creche com alimentos frescos e sadios que são adquiridos de fornecedores de primeiríssima qualidade e entregues semanalmente.
Quando necessário fazemos alterações individuais na alimentação de acordo com orientações do pediatra ou pais da criança. Quando solicitado algum alimento específico, exemplo leite de soja, o mesmo deverá ser fornecido pelos responsáveis e reposto sempre que necessário.
Sala de estimulação: Com piso macio, diversos ginásios infantis, brinquedos cuidadosamente escolhidos para propiciar diversão e aprendizado; espelho para o reconhecimento de si, das possibilidades de seu corpo, das relações com os objetos e do espaço para desenvolver adequadamente as funções cognitivas, sociais e motoras.
A partir da descoberta de seu corpo é que o bebê tenta aperfeiçoar seus movimentos, a fim de usar o seu corpo para se sentir livre e agir com autonomia.
Pátio aberto: Para brincadeiras livres com motoca, carrinhos, bolas, escorregas e túnel com piscina de bolinhas e para andar e correr livremente.
Playground:Hoje em dia, o número de crianças alérgicas vem aumentando cada vez mais, pensando nisto o Educriarte Baby implantou um parque com grama sintética e brinquedos de plástico, fáceis de higienizar e desinfectar.
Brinquedoteca: Para desenvolver a percepção e a coordenação com jogos de encaixe: Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas e outros. Empilhar objetos (até 3 peças); jogos e brincadeiras que estimulem ações como: abrir, fechar, puxar e empurrar; brinquedos que estimulem a imitação de sons de animais de instrumentos musicais etc.
Sala de psicomotricidade:Para desenvolver os grandes músculos e a consciência corporal com atividades que estimulam a criança a arrastar, engatinhar, pular, saltar, subir, descer, passar por cima ou por baixo de algum obstáculo.
Sala múltipla função (musicalização, vídeo, contação de histórias e artes)
Espaço das artes:Para desenvolver a capacidade de expressão gráfica (desenhar e pintar). A produção é de forma espontânea e seu entusiasmo em produzi-las é grande pelo fato de a criança escolher o que pretende realizar.
Por meio das garatujas, a criança desenvolve e aperfeiçoa os seus traçados e o seu raciocínio lógico.
Cantinho da leitura: Manuseando livros infantis, a criança acaba por assimilar o gosto pela leitura, fazendo de conta que está lendo e vivenciando o mundo dos personagens.
Mini vila kids - Espaço multiuso com diversos centros de interesse, tais como:
Espaço do lar e mini comércios: Com alguns móveis em escala menor, alémde prestar à recreação, esse espaço proporciona à criança a desenvoltura ao dramatizar espontaneamente o cotidiano e também de elaborar textos orais sobre o que estão fazendo. Ao brincar de faz de conta, a criança representa diferentes papéis (papai, mamãe, filhinho, professora, veterinário, mecânico etc.), momento este onde reelabora sentimentos e emoções, resolvendo conflitos internos mantendo seu equilíbrio afetivo e intelectual.
Pista de trânsito: As crianças, percorrem o circuito composto com algumas sinalizações como por exemplo, faixas de pedestres etc., imitando situações reais no trânsito de carrinho e velotrol proporcionando aos nossos pequenos a vivência e aprendizagem para um trânsito mais humano.
Mini Auditório Castelo: Espaço multiuso para trocar experiências nas brincadeiras de faz de conta, teatro de fantoches, favorecendo a criatividade e a atividade física, o desenvolvimento neuropsicomotor
Horário de funcionamento:
Parcial - Permanência de 07:15 às 12:45 ou de 13:15 às 18:45 e
Integral - Permanência de 07:15 às 18:45.
*** Tolerância de 15 minutos na saída.
***Um de nossos diferenciais: Horário flexível de acordo com a necessidade da família (Semi integral).
Alimentação:
No Educriarte Baby o Cardápio é elaborado pela nutricionista, sendo assim é balanceado, diversificado e agradável ao paladar de nossas crianças, para que criem bons hábitos que se estenderam por toda sua vida. O Cardápio é passivel de pequenas alterações em relação aos insumos disponiveis no mercado. No Parcial é servido 01 Lanche e 01 Refeição e no Integral, 02 Lanches e 02 Refeições que acontecem em horários especificos para melhor rotina de nossas crianças.
Os responsáveis deverão fornecer os alimentos em substituição aos fornecidos pela creche para a criança de sua responsabilidade caso esta apresente necessidades médicas especificas na restrição de alguma alimentação por curto ou longo período, tais como leite, acúcar, glutem e outros.
Higiene:
O banho é dado em local apropriado sempre que necessário e usando os pertences da criança. (Não utilizamos pertences de uma criança em outra). No Parcial, é oferecido 01 Banho (no berçário) e no Integral, 02 Banhos (no berçário) ou mais sempre que necessário.
Atividades trabalhadas no Berçário:
Leitura de historinhas (livros e gravuras)
Atividades para aprimoramento da audição e associação - música com gestos;
Atividades para o desenvolvimento das bases para a futura comunicação oral - brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopeias. Fazer ruídos com a boca (imitando o barulho do beijo, som do índio, imitar animais, estalar língua e etc.);
Atividades para aprimoramento da visão - esconder e encontrar objetos, uso do espelho (ver a si e ao outro);
Atividades para aprimoramento do tato e noção de texturas e temperatura - tinta. Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos). Massinha;
Atividades para aprimoramento do conceito de semelhanças e diferenças - comparar objetos quanto à forma, tamanho e cor. Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares);
Historinhas com fantoches (estímulo da imaginação);
Nesta fase as crianças têm o primeiro contato com diversos elementos que serão fundamentais na sua vida. É quando ela começa a reconhecer tipos de sons, padrões de cores e formas distintas.
Atividades para estimular o raciocínio e a noção de diferentes formas - jogos de encaixe: pular, saltar, subir e descer. Trabalhos com tinta, pincel, papel e outros materiais para que a criança explore sua coordenação, sons, texturas e cores;
Atividades Extra Curriculares e Projetos:
São organizados de forma que as crianças tenham desafios e propostas diversificadas que proporcionem a construção da sua autonomia e a expressão do seu conhecimento de mundo pela linguagem do brincar.
Psicomotricidade – voltado para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças; A Psicomotricidade incentiva a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança, ajudando-a a adquirir conhecimento do mundo que a rodeia por meio do seu corpo, contribuindo para eliminar ou diminuir as dificuldades de aprendizagem, sendo necessário a utilização das funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca, além de valorizar a identidade própria e a autoestima dentro do grupo em que atua.
Musicalização – como uma atividade extracurricular é trabalhada uma vez por semana; Atividade recreativa com ou sem manuseio de instrumentos musicais, pois quanto mais cedo a criança tiver contato com a música, melhor. Por ser universal, a música é uma linguagem que utiliza o sentimento como a maior expressão do ser humano e, por isso, é incentivada em nosso espaço. Essa linguagem, musical, faz parte da cultura da criança por causa das canções de ninar e das brincadeiras. A iniciação musical estimula áreas do cérebro que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trabalha o ritmo e a coordenação, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
Contação de histórias – Um momento lúdico que tem como finalidade estimular a linguagem oral, a expressão gestual, criatividade e incentivo à leitura. Ao ouvir uma história, a criança desenvolve potencial crítico e o seu imaginário. A partir daí ela pode vivenciar o personagem, pensar, duvidar e questionar. Trabalhado por meio de diversas obras literárias, ao final com atividades de releitura e criação.
Hora da brincadeira simbólica – Na Mini Vila Kids, propomos que as crianças vivenciem situações cotidianas, assumam papeis, personagens neste faz de conta e que possam entre si, expressar suas vivencias e conhecimentos relacionados ao assunto.
RECOMENDAÇÕES BÁSICAS DO BERÇÁRIO
Em toda organização existem NORMAS que precisam ser observadas para o bom desenvolvimento das atividades.
Horário de funcionamento:
Recomenda-se a observação da pontualidade no horário de entrada e saída. É importante que os horários sejam rigorosamente cumpridos, sendo assim os pais devem zelar para que o horário de entrada e saída seja cumprido corretamente, pois os atrasos habituais afetam a rotina e o desenvolvimento da criança. *** 15 minutos de tolerância na saída.
Uniforme:
É obrigatório o uso do uniforme completo inclusive por parte dos alunos do berçário durante todo o período de permanência na creche/berçário ou colégio.
OBS: Todas as peças do uniforme deverão ser marcadas com o nome do aluno com caneta Acrilpen.
Faltas:
Sempre que a criança precisar faltar os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a creche e/ou colégio, para notificar o ocorrido e procurar saber informações sobre recados ou eventos que a família não tenha ficado a par devido à ausência da criança.
Lembrete referente ao Contrato de Prestação de Serviços: O não comparecimento do aluno as atividades da creche e/ou escolares ora contratados não exime do pagamento, tendo em vista a disponibilidade do serviço colocado ao contratante.
Doenças:
Solicita-se aos responsáveis informar a creche e/ou colégio qualquer problema de saúde que seu filho possa ter, para melhor acompanhamento, e desde já, fica deverás proibida a presença do mesmo, quando portador de febre ou de doença infectocontagiosa, tais como sarampo, caxumba, catapora, rubéola, conjuntivite e outras, resguardando assim a saúde das outras crianças.
No caso de a criança apresentar algum tipo de doença na creche, a direção comunicará imediatamente aos pais para que as devidas providências sejam tomadas. Em situações de emergência, não localizando os pais, a direção encaminhará a criança ao hospital indicado pelos pais, na agenda.
No caso de os pais mandarem remédios, a professora/cuidadora somente dará o medicamento se estiver com a cópia da prescrição médica atualizada. Esta medida visa dar segurança às famílias e à creche.“Medicação somente com prescrição médica atualizada, favor não insistir.”
OBS: Caso seja diagnosticada doença infecta contagiosa. Exige-se atestado médico para retorno à creche.
Material de uso individual
Será fornecida lista para os responsáveis;
Os materiais de uso individual deverão ser repostos sempre que necessário;
Deverá ter o nome da criança etiquetado, bordado ou escrito com tinta Acrilpen (para tecido);
Objetos perdidos ou levados por engano: Devem ser entregues ou procurados na secretaria da creche.
As toalhas deverão ser devolvidas aos pais e/ou responsáveis as quartas-feiras e/ou sextas, conforme combinado, lembrando sempre que deverá ser reposta para uso da criança.
Toalhas, Fraldas e objetos tais como: shampoo, sabonete, colônia etc., são individuais, não serão de forma nenhuma usado o de uma criança em outra, portanto verifique sempre a necessidade da reposição desse material na agenda do seu filho.
Liberação dos alunos com terceiros:
A creche ou colégio, deverá ser avisada com antecedência através da agenda ou via telefone e a pessoa que irá buscar a criança, deverá apresentar a Carteira de identidade e aguardar a verificação e resposta afirmativa ou negativa da saída da criança na secretaria.
Recomenda-se que somente em caso de extrema necessidade a criança seja retirada da creche ou do colégio antes do horário de saída.
Exigimos a autorização por escrito e a gentileza de telefonema de um dos responsáveis para a confirmação.
Endereço:
É importante que números de telefones, celulares e-mails e endereços da residência e do trabalho dos pais e/ou responsáveis estejam sempre atualizados na secretaria.
Período de Adaptação:
Guardando as devidas proporções, a entrada da criança na creche pode ser comparada ao ato de nascer. Pais, crianças, berçaristas e auxiliares vão necessitar de um espaço de tempo para aproximarem-se, descobrirem-se, conquistarem-se.
A esse tempo dá-se o nome de “período de adaptação”. A adaptação da criança é uma fase importantíssima, em que o menor necessita receber de todos, uma atenção especial. O período de adaptação varia de criança para criança, de acordo com o grau de confiança que os pais depositarem na sua capacidade de libertar-se e na capacidade da equipe da creche ou do colégio de amá-la e protegê-la. Recomenda-se aos pais e/ou responsáveis que, no período de adaptação:
Não insistam em ficar dentro da creche com o seu filho (a) por algum período para a realização da adaptação, não trabalhamos desta forma, assim só torna a adaptação da criança ainda mais difícil visto que ela não aceitará trocar o colo dos responsáveis por um colo desconhecido; e as outras crianças terão sua rotina modificada e poderão chorar assustando as demais;
Fique tranquilo e passe isso a criança, caso tenha vontade de chorar, não o faça na frente de seu filho (a);
Nos primeiros 15 dias se possível buscar a criança mais cedo e ir aumentando esse tempo de forma gradativa para não deixar a criança se sentindo desamparada pelos pais e/ou responsáveis, exemplo: se o horário dela é de 07:00 da manhã às 13:00 da tarde, busque a na primeira semana às 10:00 e vai ampliando esse tempo de forma a tornar o período de adaptação mais tranquilo;
É importante que a criança crie vínculos com todos os auxiliares, cuidadoras e professora, para que na impossibilidade de alguém atendê-la em determinado momento ela não tenha receio das outras funcionárias aceitando-as bem.
Mesmo após realizada a adaptação é normal que a criança tenha algumas recaídas, mas tranquilize-se estaremos sempre prontas para dar um colinho e carinho a nossas crianças;
Observem rigorosamente o horário de entrada e saída do aluno, desde o 1º dia de aula ou na creche conforme solicitado, evitando atrasos;
Quando precisarem atrasar em relação a saída da criança que comuniquem o fato a creche, para que a criança seja avisada, tranquilizada quando possível, cuidando assim para que a mesma não se sinta abandonada ou esquecida;
Não forcem a criança cumprimentar a tia ou a professora, pois ela não a conhece ainda. Deixem que a berçarista, auxiliares e professora cativem aos poucos a criança. A troca de afetos acontecerá naturalmente e no tempo de cada criança;
Não se mostrem aflitos e angustiados quando a criança chorar, negar-se a entrar ou não quiser se aproximar de ninguém. A berçarista, auxiliar e professora num melhor momento chegará até a criança para dar-lhe atenção e estimulá-la a participar das atividades é necessário que os responsáveis confiem na creche e no colégio;
Falem bem da creche, do colégio, das berçaristas, auxiliares e professora para seu filho, procure fazer perguntas construtivas e motivadoras;
Tenha bastante paciência, compreensão e calma.
Objetos de valor:
Solicitamos aos pais e responsáveis que evitem enviar seu (a) filho (a) com algum objeto de valor, tais como pulseira, cordão (são peças frágeis, fácil de arrebentar, soltar e perder), ou brinquedos caros; não nos responsabilizamos pela perda caso isso aconteça. Nossa prioridade é o cuidado com as crianças.
Lanche:
Para alunos da creche o lanche é oferecido pela mesma e será enviado ao colégio quando for necessário (caso a criança também esteja frequentando aulas no colégio), conforme o período da criança ou o combinado entre as partes.